O Prémio de Poesia de Oeiras, promovido pelo Município de Oeiras, entra na sua 4ª edição e volta a distinguir o talento poético e a língua portuguesa. Com esta iniciativa, Oeiras renova o seu apoio à poesia, protagonizando um género literário que assume, cada vez mais, uma importância vital como espaço de liberdade, de criatividade, de apelo e de confirmação da imaginação criadora.
As candidaturas ao Prémio estão abertas até 15 de janeiro 2026 (24h00 no horário de Portugal Continental) e podem participar autores de língua portuguesa originários de Portugal ou da CPLP e residentes em qualquer país do mundo, com ou sem obras publicadas. O processo de candidatura é totalmente online, permitindo a participação alargada da comunidade lusófona e reforçando a dimensão global da língua portuguesa.
Este concurso internacional pretende reconhecer e premiar trabalhos de poesia de elevada qualidade literária, escritos por autores de língua portuguesa, tendo duas modalidades: Consagração e Revelação. O Prémio Consagração, com o valor pecuniário de 20.000€, é atribuído a obras já editadas, enquanto o Prémio Revelação, com o valor de 5.000€, se destina a obras inéditas.
Nesta edição, é homenageado o Rei D. Dinis de Portugal (1261-1325) que, sendo ele próprio poeta, deu também um grande impulso à cultura, tendo ordenado o uso exclusivo da língua portuguesa nos documentos oficiais e mandado traduzir importantes obras, tendo sido a sua corte um dos maiores centros literários da Península.