Projeto desenvolvido em conjunto com a Andante – Associação Artística. Um coro que não canta, mas lê em voz alta, explorando a leitura coletiva de textos para criar universos sonoros e emocionais através da voz, sob a direção da Maestrina Cristina Paiva, que lidera as sessões, guiando o grupo na exploração vocal e interpretativa de textos.
O CLEVA reúne um grupo de mulheres leitoras, as “Coralindas”, que se encontram quinzenalmente para ler em conjunto. O objetivo é produzir novos sentidos a partir de um texto, utilizando um coletivo de vozes para acentuar ou diluir emoções, destacar ou esconder significados, e dar uma sonoridade harmoniosa e polifónica a textos literários.
Este grupo participa ativamente em eventos culturais, como o Festival Passa a Palavra, a Feira do Livro de Lisboa, ou o Maratón de Cuentos de Guadalajara, apresentando espetáculos que exploram temas literários e sociais (nos 50 anos do 25 de abril, o espetáculo “Somos Livres?”, reflecte sobre o tema da liberdade).
Uma nova forma de vivenciar a literatura, o CLEVA oferece uma oportunidade única para mergulhar no mundo das palavras através da voz e da interpretação coletiva.